24 de jun. de 2019

"Orientações para a alma que quer ser perfeita" - hora da refeição

No ano passado, comprei meu primeiro véu, que é um costume muito piedoso, embora eu praticamente ainda não tenha tido oportunidade (ou coragem!) de usar. Junto com o véu eles também enviaram um pequeno e simpático livrinho, intitulado "Orientações para a alma que quer ser perfeita", em que seu conteúdo é mais direcionado para moças jovens solteiras, e pode aparentar um rigor excessivo em seu conteúdo, embora compreensivo por ter sido escrito em 1930. Vi que ele também é vendido em algumas editoras, como esta. Ele possui 166 recomendações para o dia-a-dia desde a hora que se acorda, até as orações e comportamentos recomendados aos longo do dia. Entre algumas que gostei, copio aqui algumas sobre a hora da refeição, que tem sido de bastante serventia para mim (negritos meus):




69. O refeitório é uma arena de combate. Não te deixes dominar pela gula, mas também não exageres as mortificações para não prejudicares a tua saúde.

Resultado de imagem para orientações para a alma que quer ser perfeita escravas de maria70. Dá ao corpo aquilo a que ele tem direito de receber; não atendas, porém, às suas exigências importunas.

71. Não escolhas na mesa o que mais te agrade, mas come indistintamente o que te é apresentado, exceto, se o que te oferecerem é prejudicial à tua saúde. O prato mais saboroso é aquele que fica mais à mão.

72. Cheirar o alimento, ou dele fazer apreciações é ato que não condiz à mortificação religiosa.

73. Evita a sofreguidão e a morosidade exageradas no comer e no beber.

74. Nas refeições, não busque satisfazer só o teu gosto e apetite, mas come por necessidade.

77. Possivelmente toma as tuas refeições em comum com os da tua casa.

81. Não faças jejuns sem licença do teu confessor.

82. Levanta-te da mesa com um pouco de apetite, que guardarás para a refeição seguinte.

85. Nunca o demônio tem tanto poder sobre nós como quando o nosso corpo está´farto de alimento. Vigiemos, pois, e oremos para não cairmos em tentação.

87. Depois do almoço e do jantar, passa uma hora em inocentes divertimentos, ou em amenas conversas.

88. Estas conversas não devem ser sobre argumentos que preocupem e sim, que distraiam um tanto. Nesses recreios cuidado com as murmurações!...

89. Nas sextas-feras e na véspera das grandes festividades, deixa uma parte da sobremesa. Faze essas mortificações em louvor do santo que no dia seguinte será festejado.



Espero que possam também lhe ajudar. Fique em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário