20 de fev. de 2019

Formas mais simples de ganhar dinheiro sem pedir esmola

O trabalho dignifica o homem e quando atingimos uma certa idade isso começa a ser um ímpeto, um instinto. Algumas pessoas são criativas para ter uma ideia genial e logo de cara conseguir levar a frente a sua ideia e se sustentar com ela.Outras conseguem um trabalho como empregado e não se preocupam tanto com elaborar alguma ideia para poder trabalhar. Acontece que o que temos visto com exaustão são pessoas desempregadas ou que perderam emprego de súbito, ou mudam de cidade sem nenhuma certeza de que vai conseguir algo melhor, sem muitas ideias e sem nortes, e obviamente isso causa desespero quando se tem família para sustentar. Basta andar de ônibus duas horas em um dia e passam pelo menos quatro pessoas pedindo dinheiro, contando suas situações difíceis para que, ao menos tocando os nossos corações possamos ajudá-las. Até mesmo no trânsito, nos semáforos e também nas portas das nossas casas, muitas passam. Se olhamos na internet "formas de ganhar dinheiro", geralmente vemos ideias para quem já tem um certo nível de instrução, mas sabemos que quem está em situações precárias não o tem.

As opiniões sobre se devemos ajudar ou não são controversas... alguns dizem que se dermos dinheiro ou qualquer outra coisa, acabamos acostumando mal a pessoa. Eu particularmente prefiro ajudar. De qualquer maneira, a virtude da laboriosidade é importante para todo mundo, e realmente não é bom deixar que as pessoas percam isso e se acostumem com esmolas. Por isso estive pensando quantas coisas uma pessoa que não tem nada para começar um negócio poderia fazer sem que seja necessário pedir dinheiro ou vender coisa roubada. Penso que, se há vergonha em pedir dinheiro, ela é menor quando você está oferecendo algo em troca, principalmente quando este algo passou por um cuidado que você mesmo teve. Aí vão as ideias que pensei:



- Pegue frutas das árvores das ruas e avenidas, ou peça das pessoas que tem pés de frutas (principalmente em sítios) onde geralmente acaba estragando muitas, e venda na feira ou onde há concentração de pessoas. A depender da cidade, pode-se encontrar por aí muitos pés de amora, jambo, manga, caju, goiaba etc. O que não falta é gente que até queria comer mas não tá a fim de ir apanhar do pé.

 

- Cate conchas (se tem acesso à praia) ou sementes vermelhas (ou outras belas sementes) e venda em garrafinhas para fins artesanais. Talvez a feira seja o lugar ideal para vender estas coisas.





- Faça pulseiras e chaveiros com fios reciclados para vender. Além de mostrar sua destreza, elas ficam bem bonitas.







- Faça coisas interessantes com garrafa pet para vender. Concentrações de lanchonetes diariamente descartam inúmeras delas.

  



- Faça trançados com roupas velhas para vender. Eles podem servir de tiara, cinto e também pulseira.



- Por fim, o trabalho mais comum de quem não quer esperar muito: oferecer serviço. Ofereça-se para lavar o carro, capinar a calçada, lavar as louças, fazer uma faxina, passar roupa. 

Tudo isso é válido se está realmente precisando. Além de rezar para que apareça um emprego, também é importante não ficar sentado mas ir ao trabalho. A única diferença entre trabalho e emprego é a presença de um patrão, mas ambos te dão renda e segurança se você é perseverante e não se deixa desanimar. 
Se gostou, espalhe essas ideias, se conhece alguém que pede dinheiro, que tal sugerí-las?!
Paz e bem!


Nenhum comentário:

Postar um comentário