12 de set. de 2018

A TV pode ser uma aliada...

     Minha infância foi bem marcada pela televisão. Lembro bem dos desenhos, das novelas, dos programas, os quais tomavam talvez até 6 horas do dia ao total. Minha mãe gostava pois nós também gostávamos e ela podia ficar tranquila nos afazeres domésticos. Assistíamos boa parte juntos (irmã, pai e mãe), principalmente as novelas. Fui crescendo e com o advento da internet já quase não assitia mais tanto, e não só por isso, mas também porque aprendi o quanto as novelas faziam mal. Por mais que quem assista muitas vezes não note, vai aceitando inconscientemente as coisas que a emissora vai empurrando
para o telespectador goela a baixo. Percebi isso bem em mim depois de uns dois anos sem novela. 



     Mas não é só isso: no caso da criança, além de acabar não interagindo tanto com os outros, não só devido à TV mas também a todos os dispositivos de tela (quando faltava energia é que eu e minha família jogávamos baralho e jogos de palavras, era muito divertido), acaba não desenvolvendo habilidades motoras e intelectuais como poderia. Ciente dessas coisas, resolvi que quando tivesse filhos eles não assistiriam tanto à TV. Acontece que, quando a gente vira pai e mãe é que passa a entender muito do comportamento dos nossos pais. Digo isso porque, no final das contas, acabo vendo meu filho passando às vezes três horas seguidas assistindo desenho... e vejo que não é tão ruim assim (se não for todo dia e se escolhermos a programação correta), fora que é uma mão na roda depois do almoço quando precisamos arrumar a cozinha e cochilar e ele fica quietinho se divertindo com o desenho. 

     No caso dele, assiste a TV Cultura (ele mesmo já liga a TV e coloca no canal), que tem desenhos muito bons. Realmente não é fácil encontrar atividades diversificadas para a criança (embora nós façamos o possível). Sem dúvida quando ele tiver irmãos para brincar isso vai ficar mais fácil, mas por enquanto, acabei me convencendo de que a TV, no momento, é uma aliada. Eu sei que muitos acham que não, mas ele aprende coisas que a gente nem espera: sabe os nomes dos personagens e as músicas de cór, mesmo sem saber falar tão bem! Mas a TV, embora alguns achem que é a mesma coisa, é bem diferente do youtube, pois pelo menos na TV estamos vendo e podemos até comentar e interagir com a criança sobre o conteúdo, já quando a criança está no celular fica a mercê do que vai aparecer na tela (há muitas coisas ruins disfarçadas de infantis), além de que cria uma ansiedade bastante maléfica para a criança.  

    Concorda? Descorda? Coloca nos comentários! Deus abençoe, abraço a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário