31 de jul. de 2018

No mundo dos livros (nº1)

Esta é a primeira de uma série de postagens bimestrais sobre os livros que circulam por aqui. Essa é uma forma de eu forçar um pouco mais meu hábito de leitura que, embora, a meu ver, seja um pouco ruim, é bastante frutuoso pois de tudo o que leio procuro tirar algum proveito...

Enquanto mãe católica, tenho pesquisado livros
que possam ajudar-me na passagem da fé aos filhos, e no mês retrasado comprei dois livros da Editora Caritatem, e outro comprei num encontro de mulheres católicas. Vamos a uma pequena resenha de cada um.

Missal Infantil
comprei pensando no meu mais velho para tentar ir mostrando a ele as figuras durante a Missa, para fazê-lo mais interessado e não ficar tão disperso, mas percebi que a "técnica" ainda não surtiu muito efeito visto que ele não entende muito as figuras; talvez daqui a alguns meses!

- A Educação dos Filhos
 trata-se de um pequeno livro com conselhos de santos sobre o assunto, sendo maior parte, conselhos maravilhosos de Santo Antônio Maria Claret.

- Gênero: uma ferramenta de desconstrução da identidade
aconteceu um erro da editora e enviaram também um livro que acabaram me dando-o de presente e  Digo que foi um erro "feliz" porque a temática do gênero está bastante em voga e é importante estarmos sempre lendo a respeito para nos preparar com argumentos, então para nós foi bom.

- O amor que dá vida



Mês retrasado fui a um evento das Doces Rosas de Maria e na lojinha da moça que organiza acabei encontrando esse livro com o qual há muito tempo eu flertava. É um tipo de livro divisor de águas, que te faz ter uma vida antes e depois dele, tamanhas as coisas que ele te faz abrir os olhos. A autora expõe de maneira impressionante sua conversão ao catolicismo que se deu ao tentar entender a visão "retrógrada" da Igreja Católica sobre a abertura aos filhos.


Documentos da Igreja Católica
[em construção]


Paralelo a todo meu contexto de atividades, tento ir me atualizando nos documentos da Igreja, nas últimas exortações apostólicas do Papa, e também em alguns documentos da CNBB sobre a catequese.

GAUDETE ET EXULTATE (Papa Francisco 2018)
Eu simplesmente amei esta carta. Costumo grifar (ou transcrever se o livro não for meu) alguns trechos que gosto e esse tive vontade de grifar tudo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário