5 de abr. de 2018

Dia do Batismo da nossa filha

     Este sábado tivemos a graça de participar da nossa maravilhosa Vigília de Páscoa com o Caminho (neocatecumenal) e batizar nossa filha. O batismo católico tem um rito cheio de significados belíssimos que às vezes deixamos passar por despercebidos. Dentro da celebração da Vigília ele tem um significado ainda mais especial pois é de fato o dia em que Cristo nos dá a vida, assim como no batismo o cristão ganha uma vida nova. Meu tio registrou cada momento e coloco abaixo cada um deles com a descrição do significado. Desejo a todos que vivam verdadeiramente essa vida nova proporcionada por Jesus Cristo em sua ressurreição, libertos da escravidão do pecado e renovados pelo Espírito Santo. Abraço!
* Crédito das belíssimas fotos: Afonso Barros (facebook) (instagram)


.: Diálogo inicial :.

Padre: Queridos pais e mães, vocês transmitiram a vida a estas crianças e as receberam como um dom de Deus, um verdadeiro presente. Que nome vocês escolheram para elas?
Pais: (nome) 
P: Queridos pais e mães, o que vocês pedem à Igreja de Deus para os seus filhos?
Pais: o Batismo.
P: Pelo Batismo essas crianças vão fazer parte da Igreja. Vocês querem ajuda-las a crescer na fé, observando os Mandamentos e vivendo na comunidade dos seguidores de Jesus?
Pais e padrinhos: Sim, queremos.
P: Padrinhos e madrinhas, vocês estão dispostos a colaborar com os pais em sua
missão?
Pais e padrinhos: Sim, estamos.
P: E todos vocês, queridos irmãos e irmãs aqui reunidos, querem ser uma comunidade de fé e de amor para essas crianças?
Pais e padrinhos: Sim, queremos.


.: Sinal da Cruz :.

 P.: Nosso sinal é a cruz de Cristo. Por isso vamos marcar estas crianças com o sinal do Cristo Salvador. Assim, nós os acolhemos na comunidade cristã.


.:Rito da Palavra:.

.:Unção Pré-batismal :. 

 O celebrante unge o peito da criança com o óleo, o que simboliza a força de Cristo entrando na vida dos batizados.


.: Rito Sacramental do Batismo :.

- Oração sobre a água

Padre: (...)Olhai agora, ó Pai, a vossa Igreja e fazei brotar para ela a água do batismo. Que o Espírito Santo dê por esta água a graça de Cristo, a fim de que homem e mulher, criados à vossa imagem, sejam lavados da antiga culpa pelo batismo e renasçam pela água e pelo Espírito Santo para uma vida nova.  Nós vos pedimos, ó Pai, que por vosso Filho desça sobre esta água a força do Espírito Santo. E todos os que, pelo batismo, forem sepultados na morte com Cristo, ressuscitem com ele para a vida. Por Cristo, nosso Senhor.     Todos: Amém.


– Promessas do Batismo: renúncia a Satanás e Creio

P. Caros pais e padrinhos, o amor de Deus vai infundir nestas crianças uma vida nova, nascida da água pelo poder do Espírito Santo. Se vocês estão dispostos a educá-las na fé, renovem agora suas promessas batismais:
Para viver na liberdade dos filhos de Deus, vocês renunciam ao pecado?
Pais e padrinhos: Renuncio.
P. Para viver como irmãos, vocês renunciam a tudo o que causa desunião?
Pais e padrinhos: Renuncio.
P. Para seguir Jesus Cristo, vocês renunciam ao demônio, autor e principio do pecado?
Pais e padrinhos: Renuncio.
P. – Vocês acreditam em Deus Pai todo-poderoso, criador do céu e da terra?
Pais e padrinhos. - Creio
P. - Vocês acreditam em Jesus Cristo, seu único Filho, nosso Senhor, que  nasceu da  Virgem Maria, padeceu e foi sepultado, ressuscitou dos mortos e subiu ao céu?
Pais e padrinhos. - Creio
P. - Vocês acreditam no Espírito Santo, Senhor e fonte de vida?
Pais e padrinhos. - Creio
P. - Vocês acreditam na santa Igreja católica, na comunhão dos santos, na remissão dos  pecados, na ressurreição dos mortos e na vida eterna?
Pais e padrinhosCreio
P. - Esta é a nossa fé, que da Igreja recebemos e sinceramente professamos, razão de nossa alegria em Cristo nosso Senhor.      Todos: Amém.



– Batismo

P. Caros pais, Vocês querem que N. seja batizado(a) na fé da Igreja que acabamos de professar?  
Pais e padrinhos: Queremos.
Quem preside batiza a criança, dizendo:
P. N., EU TE BATIZO...



 EM NOME DO PAI...

 E DO FILHO...

 E DO ESPÍRITO SANTO.
Todos: Amém!


.: Ritos complementares :.

- Unção pós-batismal

Unção com o óleo do Crisma, significa que as crianças pelo Batismo, se tornaram Sacerdotes (consagraram suas vidas a Deus), Profetas (anunciadores do Evangelho) e Reis (herdeiros do Reino dos Céus).


- Veste batismal

P. Queridas crianças, vocês nasceram de novo e se revestiram do Cristo; por isso, trazem a veste batismal. Que seus pais e padrinhos os ajudem por sua palavra e exemplo a conservar a dignidade de filhos e filhas de Deus até a vida eterna.   
Todos: Amém.

- Rito da luz 

Iluminados pela Luz de Cristo, os batizados podem, com a ajuda dos pais e padrinhos, tornar-se luz do mundo.
S – Recebam a luz de Cristo! Resp. Demos graças a Deus!

- Entrega do sal (opcional)

Vocês são o sal da terra e a luz do mundo.

- Éfeta (opcional)

O celebrante tocando a boca e os ouvidos da criança diz: ” O Senhor Jesus que fez os surdos ouvirem e os mudos falarem, lhes conceda que possa logo ouvir sua Palavra e professar a fé para louvor e glória de Deus Pai.” Amém.

---

  “Vós todos que fostes batizados em Cristo 
vos revestistes de Cristo…” Gl 3, 26-28
Padrinhos!

Familiares



IMPORTÂNCIA DO BATISMO DAS CRIANÇAS 

1. Por meninos ou crianças entendem-se aqueles que, por não terem chegado ainda ao uso da razão, não podem professar fé própria. 2. A Igreja, a quem foi confiada a missão de evangelizar e de baptizar, desde os primeiros séculos baptizou não só os adultos mas também as crianças. Nas palavras do Senhor: «Quem não renascer da água e do Espírito Santo, não pode entrar no reino de Deus», ela sempre entendeu que as crianças não devem ser privadas do Batismo, uma vez que são batizadas na fé da Igreja, proclamada pelos pais e padrinhos e por todos os fiéis presentes. Neles está representada tanto a Igreja local, como a comunidade universal dos santos e dos fiéis: a mãe Igreja, que, toda ela, gera a todos e a cada um. Para completar a verdade do sacramento é, contudo, necessário que as crianças sejam, depois, educadas na fé em que foram baptizadas. O fundamento desta formação será o próprio sacramento que receberam. A educação cristã, que por direito é devida às crianças, nada mais pretende do que levá-las a descobrir pouco a pouco o plano de Deus em Cristo, para que, finalmente, possam ratificar por si mesmas a fé em que foram baptizadas. Fonte: Ritual Romano

Um comentário: