2 de set. de 2017

Sonho de uma São Luís bela

Ah São Luís... quanto potencial, quanta beleza escondida! Seu potencial vai desde sua localização, até a variedade de biomas e quantidade de talentos artísticos. Uma cidade que tem tantos filhos que a amam por tudo isso citado e por tanto que cada um guarda no coração - amores e memórias. Uma cidade que, de fora, pouco tem de conhecido e reconhecido. "Você é de São Luís? Ah, da terra do bumba-meu-boi, da terra dos lençóis, da terra do reaggae, ou ainda, da terra do Sarney!". Acho que são as coisas que mais se relacionam a esta cidade, pelo menos era o que eu mais ouvia no tempo que morei fora. 

Voltando para cá depois de grande, me encontro numa cidade de desenvolvimento urbano recente, embora tenha mais de 400 anos. Muitos bairros sendo asfaltados e recebendo tratamento de esgoto agora; muitos conjuntos habitacionais e arranha-céus sendo construídos; muitas lojas que tem em todo o território nacional sendo abertas a pouco tempo; muitos cursos acadêmicos importantes sendo criados agora. 

As belezas naturais são inspiradoras. Tem praias para todos os lados, obviamente, e um vento maravilhoso vindo delas. Um funcionamento de marés bem interessante, dando em alguns horários um grande tirão de areia até chegar ao mar.

Quanto à parte social, São Luís, a meu ver, é dividida em dois polos totalmente diferentes, um cheio de arranha-céus, lojas de toda sorte, e estabelecimentos de alto nível, acesso facilitado às praias e lindas áreas de vivência recentemente construídas; o outro, onde moro, mal planejado, alguns bairros semelhantes a favelas, milhões de casas de família cujo contato com a rua é apenas uma porta e uma pequena janela. Em toda a cidade, porém, há lagos, rios e pequenas praias ou provenientes de aterros. Que maravilha quando os rios que existem tão perto dos moradores do polo mais "pobre",  forem mais valorizados e cuidados, de maneira que as famílias possam aproveitar.

Existe um rio, o rio das Bicas, que ladeia a avenida dos Africanos, pela qual passo todos os dias, e que é tido como um nada, devido certamente ao esgoto que é lá despejado. Possui em sua orla uma vegetação de mangue belíssima, uma calçada para caminhada e, um pouco difícil de ver devido às árvores, grandes clarões aos seu redor nos quais existem alguns campos de futebol improvisados e umas casinhas esparsas. Ele poderia proporcionar uma visão maravilhosa para quem passa pela avenida, mas não é o que acontece. Sempre que passo por ele acredito que um dia poderei tê-lo como um lugar para levar minha família e mostrar a belíssima vegetação e paisagem.

 Um certo autor disse que uma das maiores alegrias da humanidade é o banho de rio - e não erra nisso. Não é a toa que as pessoas naturalmente gostem tanto de piscinas, e tantas pessoas da cidade viajam quilômetros e quilômetros para banhar em rios de água pura - eu e minha família mesmo fazemos parte desta estatística. Sonho um dia com os rios em São Luís todos próprios para banho ou ao menos proporcionando uma bela vista, patos nadando, pequenas pontes enfeitadas e iluminadas, uma bela orla, espaços limpos na beira para as famílias fazerem piquiniques! Sei que isto é possível e não está longe, há inclusive grandes obras de tratamento do esgoto em andamento. Não bastaria apenas isto, mas envolvimento de toda a população e de profissionais (de arquitetura e urbanismo principalmente) que pensassem em ideias inovadoras.

Enfim, sei que não sou apenas eu quem acredita no potencial de São Luís, pois tem se desenvolvido bastante ultimamente em vários aspectos, e tenho certeza de que esta Ilha Bela tem um futuro brilhante!


Nenhum comentário:

Postar um comentário