28 de dez. de 2020

Como tenho ensinado INGLÊS pras crianças

   Este ano iniciei aulas de inglês e espanhol com meus filhos, principalmente com o mais velho de 4 anos, e ele é muito interessado. Tenho utilizado alguns livros usados de escola para crianças, e também pra complementar, comprei alguns livrinhos de inglês bem baratos que são vendidos em lojas de importados, de R$5,00, com figuras temáticas (animais, família, lugares, etc). Facilitou bastante ensiná-los, o fato de eu já ter familiaridade com o inglês, mas quem não tem pode recorrer a vídeos, para aprender pronúncia de frases simples, saudações, perguntas simples etc. 

    Acredito que o segredo é fazê-los primeiramente se familiarizarem com o som da língua. Aprender palavras soltas não é tão interessante, é melhor ensiná-las inseridas em frases simples. Não tenho familiaridade com o espanhol e na verdade estou aprendendo junto com eles (uma das coisas boas de ensinar coisas aos filhos!), e para isso tenho recorrido a vídeos e musiquinhas, aliados aos livros usados de espanhol que consegui.

     Abaixo um pequeno vídeo da gente praticando o inglês!

    Alio isso a atividades feitas a mão no caderno deles, do estilo "draw a blue star" (desenhe uma estrela azul), ou então desenhando no quadro pra eles dizerem em inglês o que é: "What is it?" (o que é isto?) "Where is the little car?" (onde está o carro pequeno?), e eles tem que responder em inglês: "here!" (aqui!). Tudo que fazemos em tom de brincadeira, elas absorvem com mais facilidade.

    Deixo também duas recomendações de sites que ensinam inglês, que é o Duolingo (mas esse é para crianças que já sabem ler com mais fluidez), que ensina várias línguas de forma super bacana, e também o site da querida Bárbara Lores, "Inglês Vivo", que tem atividades gratuitas e pagas de inglês até para criancinhas.

 Ouvi certa vez de uma pessoa que não dá pra ter muitos filhos porque tem que, entre outras coisas, "pagar cursinho de inglês, etc". Achei engraçado pois já tinha ouvido muitas justificativas pra ter ou não um bebê, mas essa foi a primeira vez. Então essas minhas aulas em casa com as crianças tem mostrado que pelo menos até agora isso não parece ser tão decisivo!


    Enfim, é isso que gostaria de partilhar esta semana. Deus nos abençoe sempre nesta missão de ser mãe e educar. E hoje rogamos a Deus, por intercessão dos Santos Inocentes, que amanhã os senadores da Argentina votem em favor da vida. Fique em paz!

"Eu vim para que todos tenham vida, e vida em abundância." Jo 10,10

Nenhum comentário:

Postar um comentário