30 de out. de 2017

Excelente livro para mães cristãs!

Gostaria de indicar o livro Maternidade Cristã, do Pe.Humberto Gaspardo. Encontrei este livro por indicação em algum blog e me apaixonei.Infelizmente não consegui encontrar o livro original e nem algum dado sobre o autor (quem souber, comunique, por favor), mas pelo conteúdo e pelo selo "Nihil Obstat", trata-se de material de confiança . Segue o link para download:


Apesar de ser um pouco antigo (data de 1951), traz conselhos muito atuais e sensatos para a vida em família com os filhos, sobre as dificuldades no cuidado com eles e na passagem da fé, dando ênfase ao papel da mulher-mãe desde a sua própria educação. Como todos os livros inspirados pelo Espírito Santo, este também tem o poder de, independente da época em que é escrito, trazer ensinamentos que superam o contexto histórico, ainda que este deva ser considerado com atenção.

Este livro propõe-se a falar muito mais do que o papel da mãe, mas discorre sobre cada uma das etapas da vida dos filhos, da sua educação para a vida matrimonial ou religiosa, da relação com o esposo, da visão da igreja sobre o controle da natalidade e até sobre os impedimentos para o matrimônio.

Na conclusão (já adiantando o final do livro rsrs), ele fala que devemos sobretudo salvaguardar a paz, que é o principal dentro de um lar, para que todos sintam-se seguros de que o que é ensinado lá pode ser levado para a vida toda.  

Indico para todas as mães e principalmente para as solteiras que desejam um dia se casar. Abraço a todos e boa leitura! Seguem alguns trechos:

"Não tendes o direito de ser mães, a não ser com a condição de fazer de vossos filhos bons cristãos."

"Oh! Se as mães percebessem a parte que elas têm na formação do caráter da prole! [...] O melhoramento do gênero humano está em vossas mãos."

"Que virtudes deve inculcar uma mãe a seus filhos para que eles possam no futuro ser também bons pais e mães de família? Sete virtudes principais são as que se recomendam para este fim: sobriedade, castidade, laboriosidade, piedade, obediência, caridade e espírito de sacrifício." [E discorre sobre cada uma].

"O patrimônio mais rico que os pais podem legar a seus filhos é uma boa educação. Que importa deixar-lhe um futuro brilhante, se logo depois eles o esbanjarão e precisamente porque não se lhes deu uma boa educação, enquanto por meio dela, por si mesmos, teriam podido ganhar o necessário para a vida?"

"Pois bem, a mãe não se deve contentar em dizer à criança: reza tuas orações! Deve procurar o modo de fazê-la compreender e inculcar-lhe que Deus é nosso Pai, que é o doador de tudo, que nos quer muito e que muito se alegra quando as crianças rezam bem suas orações."


Nenhum comentário:

Postar um comentário