20 de jun. de 2017

Como os horóscopos prejudicam a infância e adolescência




   Sempre fui de família católica, no entanto, não tinha conhecimento suficiente para saber que os horóscopos não eram condizentes com a nossa fé. Por isso desde uns 10 anos, até 15, adorava ler os horóscopos dos jornais, das revistas "teens", e com o tempo fui até decorando as características atribuídas às pessoas de cada signo. Dessa forma, era como se eu conhecesse bem cada pessoa apenas por saber seu signo.

   Acontece que existem signos que não se dão bem entre si, segundo sabe-Deus-quem escreve. Nisso, se você tem alguma antipatia por alguém, você diz "ah é porque ela é do signo tal", ou mesmo antes de conhecer a pessoa, você já tem um sentimento ruim, um preconceito com relação a ela. E é incrível como apenas por saber o signo da pessoa, você vai encaixando as características dela às características do signo dela, dando a falsa impressão de que tudo aquilo é verdade.

     Pode até acontecer de pessoas que nasceram em épocas semelhantes do ano ou do momento histórico de fato terem semelhanças devido a condições climáticas, sociais e financeiras favoráveis ou desfavoráveis no período da gestação, influenciando assim a personalidade. Mas não dá para generalizar, basta olhar os casos de gêmeos tão diferentes um do outro, ou mesmo pessoas da mesma sala de aula que nasceram em dias próximos que possuem personalidades tão diferentes. Fora isso, há vários argumentos teológicos e até científicos que derrubam a veracidade dos horóscopos, como aqui e aqui.

    Ainda assim, muitos caem nessa mentira chegando a tornar-se escravo dela, até o ponto de não sair de casa sem antes ver qual a cor que deve usar, se as condições são "favoráveis". Graças a Deus não cheguei a esse ponto, mas acreditava facilmente em tudo o que diziam sobre o meu signo. Cheguei a ter um sentimento ruim pela minha própria mãe por descobrir que ela era de um signo "oposto" ao meu (no caso, sou de capricórnio e eu achava que ela era de sagitário); o mais engraçado foi que alguns anos depois descobri que eu tinha me enganado e na verdade ela era de um signo que "se dá bem" com o meu (peixes), e aí minha visão sobre minha mãe mudou. Isso, depois que descobri que tudo era mentira, me fez ver o quanto nossa visão se distorce quando achamos que conhecemos o futuro e a personalidade das pessoas.

    Veja o que diz D. Estevão Bettencourt: "O interesse pelo horóscopo como também por Tarô, I Ching, Numerologia, Cabala, jogo de búzios, cartas etc. é alimentado por mentalidade que se pode dizer 'mágica'. Quem se entrega à prática de tais processos de adivinhação, de certo modo, acredita estar subordinado às forças cegas e misteriosas; o cliente de tais instâncias se amedronta e dobra diante de poderes fictícios, o que não é cristão.”

      Enfim, o que aconteceu comigo, acontece com tantos e tantas crianças e adolescentes que, sem ninguém para orientar a respeito, acabam se expondo aos perigos que isso pode acarretar em sua vida. Portanto, alerte sempre àqueles que você quer bem! Melhor crer em Deus e em sua providência, Ele sim sabe de tudo, Ele sim pode decidir sobre nosso futuro, e nós sim podemos agir objetivando algo específico. As pessoas são diferentes, cada uma tem seu temperamento, suas dificuldades, sua história, cabe a nós analisar se nos daremos bem com uma determinada pessoa ou não, mas que isso não seja determinado por horóscopos ou semelhantes!



Nenhum comentário:

Postar um comentário