20 de abr. de 2017

Lista de bons Cantores Católicos Brasileiros

Para quem quer conhecer o maravilhoso mundo de músicas católicas, sugiro uma lista com algumas boas bandas e cantores mais famosos, e outras que conheci a pouco tempo, com uma breve descrição do estilo. Até mesmo para alguns católicos há a impressão de que não existem tantas bandas católicas boas, talvez porque infelizmente a maioria dos católicos restringem músicas de cunho religioso apenas para dentro da Igreja. Mas existem muitos compositores católicos incríveis, que compõem músicas de diversos ritmos e estilos contemporâneos. Se conhecerem mais alguma banda ou cantor podem sugerir nos comentários!

Bandas:
- Banda Dom
- Rosa de Saron
- Anjos de Resgate
- Vida Reluz
- Ministério Adoração e Vida
- Ceremonya
- Lírio dos Vales
- Banda Canal da Graça

A Banda Dom, os Anjos de Resgate e o ministério Adoração e Vida são marcados pela suavidade nas músicas, e o timbre bem característico e inconfundível dos vocalistas. Muitas de suas músicas são usadas em momentos de adoração e de espiritualidade.
O Rosa de Saron tem um estilo misto, com letras que falam não necessariamente de Deus, mas falam sempre de amor e da mensagem do evangelho aplicada nos dias atuais, em ritmo de rock contemporâneo e mais sóbrio. Já a Ceremonya é um rock um pouco mais carregado.
As banda Lírio dos Vales e Canal da Graça conheci recentemente mas possuem músicas excelentes também.

Cantores:

- Adriana Arydes (Paulinas)
- Eliana Ribeiro (Canção Nova)
- Irmã Kelly Patrícia
- Maria do Rosário (Rede Século 21)
- Salette Ferreira (Canção Nova)
- Celina Borges
- Jacke Trevisan
- Tony Alisson
- Thiago Brado

Adriana e a irmã Kelly já têm uma longa jornada enquanto cantoras católicas com músicas que já estão bem entranhadas em nossas celebrações e encontros de espiritualidade, pela delicadeza e suavidade das letras e músicas. Atualmente a irmã Kelly tem gravado muitas músicas de ritmos mais agitados para louvor, tipo rock e balada.
A Eliana, na verdade, não sei dizer se ainda está na carreira de cantora, mas possui músicas muito boas também como "Barco a Vela" e "Livre Acesso".
A Maria do Rosário compõe e grava muitas músicas litúrgicas belíssimas (link).
A Jacke Trevisan tem estilo mais agitado para momentos de louvor e descontração.
O Thiago Brado tem um estilo semelhante ao de Rosa de Saron (na minha opinião), conheci recentemente e gostei bastante de suas músicas.

Tradicionais:
- Pe Zezinho
- Pe Joãozinho
- Pe Cleidimar
- Pe Reginaldo Manzotti
- Pe Fábio de Melo

O padre Zezinho, creio que seja o padre que mais compôs músicas até então, creio que mais de 300, as quais marcaram minha infância. Ele já compôs sobre tudo! Músicas marianas, sobre matrimônio, para crianças, para os jovens, para cantores católicos, músicas litúrgicas etc.
Padre Joãozinho e Cleidimar também gravam muitas boas músicas litúrgicas, usadas nas celebrações, O Padre Reginaldo grava muitas músicas de espiritualidade boas, apesar de poucas serem de sua autoria, mas têm feito bastante sucesso principalmente por seu apostolado através do rádio. 
Fábio tem gravado muitas músicas seculares com temáticas de amor, mas também possuem músicas boas de espiritualidade,


Por fim cito duas cantoras internacionais que gosto muito:
- Hermana Glenda
- Audrey Assad

A Irmã Glenda tem uma voz e melodias que mexem com o espírito, suas letras em sua maioria são tiradas de pequenos versículos da bíblia que são bastante repetidos o que acaba nos ajudando a interiorizá-los bem. Algumas de suas músicas inclusive foram traduzidas e regravadas pela Adriana Arydes.
A Audrey é um estilo bem contemporâneo, bem calmo, com voz e piano, com letras tiradas de hinos litúrgicos e salmos. 

Ouçam e curtam! ♥♪♫

"Se queres ouvir o que cremos, vinde ouvir o que cantamos." Santo Angostinho

Nenhum comentário:

Postar um comentário